Lei de Incentivo à Cultura
Joceval Santana

Correio da Bahia - 03/10/2001

“Com simplicidade, a Verve Companhia de Dança faz de Truveja Pra Nóis Chorá um espetáculo delicioso. A apresentação da jovem companhia sediada no Paraná aconteceu na semana passada, no Quarta que Dança. Comandado por Fernando Nunes, o elenco mostrou que dedicação, profissionalismo e uma dose de originalidade, são capazes de conservar atraente um tema que poderia parecer esgotado ou fadado ao folclorismo: o cenário rural brasileiro”.

Correio da Bahia - 15/05/2002

“ Gambiarra, espetáculo que o grupo paranaense Verve apresentou no Quarta que Dança na semana passada, impressiona pela sua carga simbólica, traduzida com concisão e através de uma linguagem corporal bastante agressiva. Dominação, culpa, devoção, prazer e redenção permeiam o nascimento de uma nação, no caso o Brasil, para se chegar - com um humor agridoce - a uma situação muitas vezes de desconforto, caos e desconfiança, até atingir, por fim,uma questionável apoteose carnavalesca.

Gambiarra traz belas seqüências coreográficas, como a dos bailarinos correndo e se deixando cair nos braços dos outros. Fernando Nunes, coreógrafo e diretor do grupo, consegue destacar as qualidades individuais do elenco heterogêneo, tirando mais proveito ora da teatralidade, ora do preparo físico de cada integrante. A dança do Verve não deve ser entendida apenas como seqüência de movimentos, e sim como uma postura do corpo em uma determinada situação cultural. Fica claro, contudo, que, dentro da sua bem-sucedida trajetória, a jovem companhia deve ir agora em busca da unidade técnica”.